
NOSSOS SERVIÇOS
Consultoria em
Ergonomia

Avaliação
Ergonômica
Preliminar (AEP):
É um processo de avaliativo das condições ``ergonômicas´´ do trabalho, onde o objetivo é identificar os perigos (fatores de riscos) relacionados ás exigencias das atividades do trabalho e atribuir valor/importancia aos possiveis riscos associados, com foco em nortear e priorizar ações para o gerenciamento de riscos ocupacionais.

Análise
Ergonômica do
Trabalho (AET):
Avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.
Através do levantamento ergonômico é abordando aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Gestão em
Ergonomia:
Coordenar um programa de ergonomia dentro da empresa, através da realização da análise ergonômica do trabalho. Consultoria contínua, a partir da comissão de comitês de ergonomia, são realizadas reuniões semanais, quinzenais ou mensais, a fim de propor melhorias de acordo com as reais necessidades da empresa, visando a melhoria contínua dos meios de trabalho, da produção e da saúde do trabalhador.

Comitê de
Ergonomia:
O comitê é formado internamente por um grupo de funcionários voluntários para estudar ergonomia e então acompanhar, sugerir e avaliar a eficácia das práticas ergonômicas na empresa.
Idealmente, esse comitê deve ser composto por funcionários de diferentes setores, incluindo ainda os especialistas em segurança e medicina do trabalho. Esse time será responsável por esquematizar os processos de ergonomia e dar continuidade a eles.
Se for o caso, é essa equipe que vai desenvolver e estabelecer toda a política de
ergonomia da companhia.
O Comitê de Ergonomia trabalha alinhado à diretoria e deve passar, obrigatoriamente, por um curso preparatório sobre o tema.
A partir disso, o comitê realiza reuniões mensais para observação do cumprimento da política e sugestão de melhorias, estabelecendo um Plano de Ação e as metas a serem atingidas.
Uma das principais atribuições do Comitê de Ergonomia é a elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho.

Programa de
Ginástica Laboral:
Atividade física realizada no próprio local de trabalho tendo por objetivo possibilitar o funcionário a executar suas atividades laborais com mais qualidade e disposição, visando prevenir doenças ocupacionais.
A partir de uma análise biomecânica durante a atividade ocupacional é estabelecido um programa de exercícios, tipo de ginástica laboral, frequência e tempo de aplicação.

ORIENTAÇÃO
POSTURAL
BLITZ POSTURAL
Orientação realizada em cada posto de trabalho auxiliando o trabalhador a adaptar seu posto às suas características, que consiste tanto na avaliação de distúrbios posturais presentes, como também nas orientações de hábitos saudáveis. Todas as orientações são desenvolvidas respeitando os preceitos da ergonomia de permitir ao trabalhador realizar seu trabalho sem prejudicar sua saúde.
Este método foi desenvolvido com um intuito de proporcionar conforto e prevenir o desenvolvimento de lesões que influenciam no rendimento do funcionário.

AVALIAÇÃO
CINÉTICO FUNCIONAL
Através do exame admissional, é analisada a condição e a possibilidade do trabalhador para realizar a atividade a ser executada, buscando identificar fatores existentes e/ou predisponentes a desenvolver distúrbios.
O funcionário é avaliado pelo fisioterapeuta através da análise postural, biomecânica, exame físico e de força muscular.

AMBULATÓRIO FISIOTERAPÊUTICO
Reabilitar e prevenir doenças ocupacionais, osteomusculares e traumato-ortopédicas.
Dentro da empresa é montado um consultório de fisioterapia, fazendo com que o funcionário realize a fisioterapia dentro da empresa de forma efetiva e direcionada a sua patologia.



